dicas

Microfonar o Cajón

Estou pesquisando maneiras de microfonar um Cajon. Gostaria de saber se prejudicaria o som se colocasse o microfone imbutido na carcaça do cajon ( por dentro ).

Eu retirei de um microfone de computador, a peça que serve em realidade como microfone, tal peça tem um raio de 5 milimetros, sendo assim gostaria de colocar um potenciometro linear ( dimer ) para regular o volume e um plug femea na carcaça do cajon.

Sera que, pelo fato do microfone estar dentro do cajon dara algum problema de acustica ou alguma microfonia? Estou apenas testando com este tipo de microfone, pois sei da ma qualidade e amadoridade oferecida pelo mesmo.

Por enquanto amigos, testes. Aceito sugestoes e esclarecimentos, Obrigado!

Comentário do Colega Tapirus:

O microfone que vc menciona é o microfone de eletreto. Este microfone precisa de um referencial de tensão para funcionar direito, além de um resistor e um capacitor. se vc ligar direto nao vai sair som nenhum. Outro ponto é que este microfone é ruim para captar graves, já que é dimensionado mais ou menos para a voz humana. Você teria de usar um captador, a exemplo do que os cajons da Meinl já vem equipados. Teria que conversar com alguém de loja de música para ver que captador instalar.



Mais Grave no Cajon - Bumbo mais forte - Como? 

Fui contatado por Nando Rondelli onde ele me expos a seguinte duvida, ha como construir um CAJÓN BUMBO, ou seja, um Cajon que tenha somente sons de bumbo?

Assim, expliquei que pela arquitetura do Cajon existem areas do Cajon que o som fica mais grave ou mais agudo. Porém existe uma afinação, e posicionamento de cordas, que deixam o grave com uma intensidade maior.

Fiz um esquema tentando explicar como sera. lembrando que a corda nao fica encostada no tampao do cajon, podera ficar mais ou menos 2cm afastada do tampao. Tem que ficar longe o bastante para que na hora que vibre nao fique encostando na tampa e fazendo aquele ruido feito e falhado. Quanto mais cordas melhor, no exemplo eu so utilizei uma, mas podem ser utilizadas duas ou mais. Da mesma maneira mantenha distancia de uma corda da outra para que elas nao se encostem na vibraçao.
Lembrando que as cordas nao devem estar nem apertadas e nem soltas, num meio termo que faça ela fibrar e emitir sons, devem ficar o mais soltas possiveis, mas que seja possivel a emissao de som numa fibraçao.
O pedal ou a mao devera tocar a regiao central do cajon para que tenha o som de bumbo.
Encontrei um video no YouTube explicando mais informaçoes sobre isso, o mesmo esta disponivel abaixo:





Improviso 

Este video mostra como e facil improvisar e incrementar o som com pouca coisa. Vale apena conferir:



Fonte: http://www.cajon-direkt.de



Timbres do Cajón